Coordenadora do Solo na Escola/UFCG lança e-book sobre organismos do solo

Foi lançado pela Editora Universitária da UFCG (EDUFCG) o e-book infantil "Diário de bordo da minhoca Paspim", de autoria dos professores Adriana Meira e Rivaldo Vital, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande. A obra traz como tema central a importância das minhocas para a promoção da qualidade do solo.

"Um dos objetivos do livro é suscitar nos pequenos leitores uma reflexão sobre o cuidado com a vida do solo e como nós seres humanos somos responsáveis por realizar transformações positivas para promover a sustentabilidade social e ambiental", informa os autores.

A obra que tem como personagem central, Paspim, a mascote do Projeto Solo na Escola/UFCG, e faz um relato da trajetória das minhocas desde os primeiros registros históricos e se desenrola na conversa da mascote sobre seu dia a dia, curiosidades, particularidades e importância na conservação do solo, numa proposta interativa para aprimorar o interesse e a compreensão do leitor sobre os assuntos abordados.

As ilustrações da obra são dos estudantes que foram monitores do Projeto Solo na Escola/UFCG: Diogo dos Santos Oliveira e José Ilton Pereira Alves, que buscaram agregar as imagens à narrativa, para prender a atenção dos leitores com o encanto da vida do solo.

"Estou bastante feliz com a conclusão desse trabalho", disse a professora Adriana Meira que falou sobre a importância do livro também como contribuição para professores da Educação Básica: “Ele apresenta a atividade das minhocas de forma simples, lúdica e cheia de regionalismo, de maneira a orientar os leitores para a importância desse organismo do solo, ajudando professores na abordagem contextualizada sobre o assunto”.

A obra é gratuita e está disponível para download na Editora da UFCG

Clique no link abaixo para acessar a obra

https://bit.ly/3uCuJJ8

WEBINARIO FEIRA DO SOLO E DIVULGA OS VENCEDORES DOS CONCURSOS CULTURAIS

 

 


A celebração em referência ao Dia Mundial do Solo aconteceu

no domingo, 5 de dezembro, com lives realizadas por integrantes

da equipe do Projeto Solo na Escola/UFCG do Centro de

Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade

Federal de Campina Grande, do Grupo de Pesquisa Educação

em Solos e os vencedores dos concursos culturais

“Meu jeito de ver o solo” e “Solo diVerso & Prosa”, além de

professores da Educação Básica, das escolas parceiras do projeto.
Foram realizadas ainda atividades de pintura com tinta de solo de

forma remota, para o público em geral e um bate papo sobre

salinidade no Programa Matutando Solos e Agroecologia, com o

professor Rivaldo Vital. Ainda como parte da comemoração,

a coordenadora do Projeto Solo na Escola/UFCG, Adriana Meira,

participou da live promovida pela Embrapa Solos (RJ), que

organizou um diálogo com os finalistas do desafio da FAO para

escrita dos livros infantis sobre salinidade do solo e de uma

palestra na Universidade Estadual de Goiás (UEG), apresentando a palestra “Solo nas rimas do Cordel”.
 

Vencedores dos concursos
Concurso de Fotografia “Meu jeito de ver o solo”:


1º Lugar - Maria Isabel Angelo – 9º ano
2º Lugar - Hiago da Silva Jovino – 7º ano
Orientador Professor Manoel Messias (Escola Maria Tâmara Souza do Nascimento, Maturéia-PB)

3º Lugar - Ivonaldo Melo – 9º ano
Orientadora Professora - Thalita Martins (ECI Manoel Honorato Sobrinho, Coxixola-PB).
Menção Honrosa - Yasmin de Almeida Neves e Vitória Aparecida (3º Médio da ECI Manoel Honorato Sobrinho, Coxixola-PB, sob a orientação da Professora Thalita Martins); Josielen Santos (9º ano da Escola Maria Tâmara Souza do Nascimento - Maturéia-PB, sob orientação do Professor Manoel Messias).
 
Concurso de Cordel “Solo diVerso & Prosa”:
Salinização do solo (Poeta Mauricelio Silva, Camalaú PB)
Sobre a salinidade do solo (Poeta Lourielson Alves, Sumé PB)
Salinidade do solo (Poeta Jonathan Mayan, Serra Branca PB)


Os premiados receberão kits com o livro Solo Nosso Amigo 1 e 2, bottons da Feira do Solo e marcadores de livros com as mascotes Ana Terra e Paspim.
O Dia Mundial do Solo, estabelecido pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO/ONU) em 2013, é comemorado para aumentar a conscientização sobre a importância do solo para o sustento da vida na Terra.
O dia 5 de dezembro foi escolhido como para marcar o aniversário do rei da Tailândia, HM King Bhumibol Adulyadej, que formalmente fez este evento acontecer. A degradação do solo leva a uma produção de alimentos de baixa qualidade, pois afeta as safras e a fertilidade do solo. Isso afeta a salinização e o manejo do solo.
O tema do ano, escolhido pela Parceria Global do Solo (GSP) foi “Parar a salinidade para aumentar a produtividade do solo” de maneira a despertar a consciência das pessoas sobre os desafios enfrentados no manejo do solo e resolver o grave problema da salinização.
O significado deste evento que acontece no mundo inteiro ao longo da semana é discutir a importância do solo para manter um ecossistema saudável para lidar com questões relacionadas ao manejo e salinização do solo para melhores rendimentos agrícolas, especialmente nas regiões áridas e semiáridas.

WhatsApp Image 2021-12-10 at 11.11.45.jpeg

COORDENADORES DO PROJETO SOLO NA ESCOLA/UFCG ENTRE OS FINALISTAS DE CONCURSO DA FAO/ONU

 


O livro dos professores Adriana Meira Vital e Rivaldo Vital, ficou em 5º lugar, entre os dez finalistas no concurso "Children's Booklet Contest", concorrendo com mais de 27 livros indicados e inscritos de mais de 14 países.


O concurso de livretos infantis é organizado no âmbito do Dia Mundial do Solo (WSD) 2021, pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), União Internacional de Ciências do Solo (IUSS) e Parceria Global do Solo (GSP).


De acordo com os autores, a proposta da obra era um livro científico infantil sobre solos afetados por sal com o lema "Parar a salinização do solo, aumentar a produtividade do solo", para dar visibilidade à importância do combate à salinização do solo e conscientizar sobre a urgência de proteger solos saudáveis.


"O livro Get out of here, salinity, leave my soil alone (Xô salinidade, deixa meu solo em paz) teve ilustração de estudantes do curso de Agroecologia (Diogo dos Santos Oliveira e José Ilton Pereira Alves) e apresenta a mascote Ana Terra e o pedon Luvissolo num diálogo com Sales Salty, um solo salinizado, que alerta os leitores infantis sobre o grave problema da salinidade dos solo na região semiárida brasileira e pode ser baixado no link https://www.fao.org/world-soil-day/booklet-contest/en/", explicam os autores.


A premiação foi anunciada nesta sexta-feira, 3 de dezembro, durante a abertura da comemoração ao Dia Mundial do Solo, pela Dra. Laura Bertha Reyes Sánchez, presidente da União Internacional da Ciência do Solo.

WhatsApp Image 2021-12-10 at 11.07.56.jpeg

CONCURSOS DISPONIVEIS

Em 22 de novembro fecharão as inscrições para os nossos concursos, venham fazer parte e ser o ganhador(a) de mais uma edição dos nossos eventos. Os eventos serão o  III Concurso de Cordel Solo diVerso & Prosa e o VI Concurso de Fotografia ''Meu Jeito de Ver o Solo''. Para mais informações, baixem os editais, clicando no arquivo. BOA SORTE !!!!

ana foto.png

Conhecendo o Solo

O solo é o recurso natural que sustenta a vida na Terra. É um organismo vivo, dinâmico, complexo, em evolução contínua e em alguns aspectos, ainda pouco conhecido, mas também é um recurso praticamente não renovável e extremamente frágil. É um verdadeiro laboratório didático interdisciplinar. Seus serviços ecossistêmicos, suas funções, são fundamentais para a manutenção dos ciclos biogeoquímicos e da biodiversidade, regulação das mudanças climáticas e mitigação da poluição. O solo fornece à humanidade os elementos necessários para seu sustento e precisa ser valorizado, conservado e protegido. Por isso, popularizar o solo é uma necessidade e uma urgência. Conhecer os princípios da Educação em Solos é possibilitar o diálogo sobre esse valioso recurso natural, nosso maior legado! Solo é vida e gera vida e arte!

Datas Importantes

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/6
ana foto.png